Boas estratégias de Marketing para dentistas fazem toda a diferença. O Marketing, quando feito de forma adequada e sem excessos, é extremamente benéfico para o dentista.

Não apenas permite atrair prospectar novos clientes, como também fidelizar os já existentes.

Podemos usar o Marketing para aumentar o faturamento, criar uma marca consolidada e com muita autoridade.

Venha conosco e veja mais sobre o assunto. Separamos 9 dicas de Marketing para dentistas, para que possa ter um consultório de sucesso e com excelente base de clientes fidelizados. Não perca!

1 – Comunique-se abertamente pelas redes sociais

2 – Defina a sua persona principal

3 – Planeje suas ações de Marketing

4 – Aposte na identidade visual

5 – Tenha um site otimizado

6 – Faça pequenos lembretes de consultas

7 – Otimize a página do Google Meu Negócio

8 – Sempre avalie os resultados

9 – Divulgue os serviços oferecidos

Conclusão

marketing para dentistas Principais estrategias para o seu consultório (1)

9 dicas de Marketing para dentistas para ter um consultório de sucesso

1 – Comunique-se abertamente pelas redes sociais

O Marketing para dentistas, assim como em qualquer outra profissão, precisa vir acompanhado do diálogo direto e humanizado.

Isso significa que o profissional precisa conseguir conectar-se ao público.

Seja através do humor, seja por conteúdos interessantes, precisamos utilizar uma linguagem que permita ao receptor entender o que está sendo dito.

Além disso, as redes sociais permitem não apenas conectar-se ao cliente, como também entrar em contato com milhares outros potenciais clientes – os famosos leads.

Por exemplo, no ano de 2020, o Instagram atingiu a marca de 110 milhões de usuários brasileiros.

É importante ter em mente que não precisa estar presente em todas as redes que existem.

Na verdade, é mais estratégico delimitar aquelas que mais atendem ao perfil do seu consultório e dos seus clientes.

Temos muitas opções. Instagram, Facebook, Twitter, YouTube, TikTok, WhatsApp. A combinação do Instagram e do TikTok, tem sido uma das mais realizadas.

 

2 – Defina a sua persona principal

Para ter sucesso nas estratégias de Marketing, um ponto base e fundamental é conhecer o seu público-alvo.

Ou seja, basicamente, saber para quem suas estratégias são direcionadas. Com quem eu quero falar? Qual perfil de cliente espero atingir?

Pensar em um plano de publicidade muito genérico, voltado a um grande contingente de pessoas, é uma estratégia deficitária.

O mais eficiente é buscar entender o público e suas demandas. É aqui que entra a persona.

A persona é um modelo, um perfil, de cliente.

Por exemplo, se você é um dentista voltado à pediatria, quais os interesses principais dessas crianças? Que tipo de serviços e conteúdos os pais procuram buscar?

Descubra essas respostas e saberá por onde começar suas ações.

 

3 – Planeje suas ações de Marketing

Planeje suas ações de Marketing para dentistas

A terceira dica para se ter um Marketing para dentistas de sucesso é o planejamento. Não importa se tem pouco tempo, ou poucos recursos financeiros para investir no Marketing.

O planejamento é essencial em quaisquer dessas situações.

Precisa delimitar quais são os seus objetivos, no curto, médio e longo prazo, e a partir daí começar a planejar suas estratégias.

O erro da maioria dos consultórios é fazer o Marketing de forma desordenada e sem um propósito definido.

É necessário definir quais as prioridades. Por exemplo, um consultório de odontologia pode ter como metas principais:

Não precisa ter todas essas metas ao mesmo tempo. Basta ter uma meta definida, e pensar suas estratégias a partir dessa meta.

Ainda, tenha certeza de que um cronograma de postagens, feito com constância, é fundamental.

 

4 – Aposte na identidade visual

Detalhes fazem muita diferença. E pode ter certeza: os clientes percebem.

Certamente, a qualidade dos serviços ofertados pelo consultório é o que mais importa. Contudo, é a atenção aos detalhes que dá a você um diferencial competitivo frente a outros consultórios.

A nossa dica aqui é voltada para fazer você criar uma identidade visual para dentistas, aumentando a autoridade do seu consultório.

Uma paleta de cores para utilizar nas redes sociais, formatos de posts específicos, fontes, tamanhos das fontes, forma que o conteúdo é passado.

Essa identidade visual é o que causa o primeiro impacto no cliente. Antes mesmo que o próprio conteúdo.

O ideal é que a identidade visual não se restrinja às redes sociais.

Ou seja, pode utilizar a mesma identidade visual para decorar o seu escritório, nas redes sociais, em sites e blogs, panfletos.

Isso é até mais recomendado. Um meio eficiente e intensificar a autoridade da marca.

Se for possível, contrate um profissional que trabalha com design para te ajudar. Ele conseguirá pegar as suas ideias e objetivos, e convertê-las em um visual único para o consultório.

 

5 – Tenha um site otimizado

Criar um site para consultório odontológico é um passo importante.

Ele traz vários benefícios, como por exemplo:

Esse último benefício, em especial, faz toda a diferença na prospecção de clientes.

Quando você cria conteúdo de qualidade, que impacta de alguma forma na vida das pessoas, aumenta a possibilidade de atraí-las para o seu consultório.

Se acha um site muito complicado, pode criar um blog.

Além do gerenciamento ser mais simples, o custo é menor, e oferece maiores possibilidades de que a pessoa encontre seu consultório no Google.

 

6 – Faça pequenos lembretes de consultas

lembrete de consultas para marketing para dentistas

Qual o dentista que nunca foi esquecido pelo cliente?

Depois, entramos em contato com eles e ouvimos: “Desculpa, esqueci completamente”.

É algo natural e que pode ocorrer. Entretanto, causa prejuízos tanto ao próprio paciente quanto ao consultório.

Por isso, temos um meio simples e fácil de resolver isso, e que traz vários benefícios: os lembretes das consultas.

Para essa finalidade, o WhatsApp atende perfeitamente.

Utilize-o para relembrar o cliente, no dia anterior, que ele tem uma consulta agendada com você, na hora X, no dia seguinte.

Algo rápido e que não levará 10 segundos para ser feito, mas que evitará vários transtornos.

Além disso, o WhatsApp pode ser usado para criar uma relação mais próxima e humanizada com o cliente.

Ou seja, não apenas para lembrar das consultas, como também para agendar novas e buscar saber como o cliente está após um procedimento.

 

7 – Otimize a página do Google Meu Negócio

Algo simples, mas que fará o seu consultório ser “localizado” pelos usuários na Internet.

Com uma página otimizada no Google Meu Negócio, toda vez que alguém procurar por um consultório na sua região, o seu irá aparecer como alternativa.

Além disso, o Google Meu Negócio permite que os usuários avaliem e comentem, divulgando para outras pessoas a qualidade de seu serviço.

Vale destacar que você pode inserir uma série de informações para facilitar a comunicação com os clientes.

Fotos do seu consultório, localização exato, contatos telefônicos, descrição dos serviços ofertados.

 

8 – Sempre avalie os resultados

Nem toda estratégia de Marketing é a adequada para o seu consultório.

Existem estratégias que funcionam melhor para cada rede social e para cada objetivo que o dentista possua.

Daí advém a importância de avaliar os resultados que as suas estratégias estão trazendo. Esse mapeamento precisa ser constante.

Pode ocorrer, por exemplo, da rede social que você está utilizando não estar chegando ao seu público.

Não significa que a rede seja ruim, ou que a estratégia seja ruim. Apenas significa que ela não é a mais adequada ao seu caso.

ferramentas pagas e gratuitas que permitem fazer esse monitoramento.

Nas próprias redes sociais, a exemplo do Instagram, encontramos relatórios relacionados as atividades e movimentações no perfil.

Ainda, o Google também oferece vários dados. Acessos ao site, tempo de visita ao site, taxa de rejeição, são alguns exemplos.

Junto a isso, podemos destacar também as campanhas pagas.

Se possui recursos financeiros para fazer esse investimentos, faça-o.

O Google Ads, Instagram Ads, Facebook Ads, YouTube Ads, são opções para quem quer intensificar a presença de seu consultório na Internet.

 

9 – Divulgue os serviços oferecidos

Quem não é visto, não é lembrado.

Precisa sempre divulgar os seus serviços. Em todas as redes e espaços virtuais que seu consultório estiver presente.

É interessante divulgar os serviços ao mesmo tempo que dissemina conteúdo de qualidade.

Por exemplo, digamos que você é especialista em harmonização orofacial.

Para além de dizer “nosso consultório é especialista em harmonização orofacial”, podemos dizer “conheça o que é e os benefícios da harmonização orofacial que oferecemos”.

 

Conclusão:

Você acaba de conferir algumas dicas de Marketing para dentistas.

Como pode perceber, não basta ter uma conta nas redes sociais. Precisa saber utilizá-las adequadamente a seu favor.

Isso implica em usar as redes adequadas, criar conteúdo de qualidade, ter uma identidade visual que aumente a autoridade, divulgar os serviços.

Tudo que permita ao cliente ter um contato próximo com o seu consultório, com a comunicação mais fluída e direcionada possíveis.

 

Gostou de conferir as dicas de Marketing para dentistas? Ficou alguma dúvida? Caso tenha ficado, clique aqui e entre em contato conosco para esclarecermos.

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